segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Kobamko 750Lx - O Pica das ruas

Introdução

Lisboa é um sítio interessante para se viver em Portugal. Não caio na tentação da narrativa portuguesa de "o melhor"-de-qualquer-coisa, até porque só conheço Porto e Lisboa, apesar de ter passado por algumas cidades do norte e sul de Portugal e só vivo cá há 15 anos. Ao contrário, muito bons portugueses que nem sequer foram a algum país africano, ou só porque passaram umas férias bacanas nos hotéis e resorts em Angola ou Moçambique, acham que estão em condições moral, intelectual e cultural para me falar, quase sempre mal, de "ei-iÁfrica". Caramba, pá!

Voltando à questão lisboeta, eu desde já há uns bons tempos que ando a observar a questão e o fenómeno emigrante/imigrante. Não no sentido académico, ou melhor, não da forma como normalmente esses temas são abordados e tratados nos estudos académicos. Eu prefiro ver, observar o perfil social, moral, comportamental de um emigrante/imigrante na sociedade. E é interessante, até porque sou um imigrante.

E quando falo desses imigrantes, estou a falar do grosso imigrante, da classe imigrantes pouco instruída e que normalmente desempenha funções pouco qualificadas nas sociedades onde estão emigradas e se comportam quase sempre como reis arrogantes nos seus países de origem, iludindo de certa forma a população de origem deles através de alguma ostentação. Se é do conhecimento de todos que antigamente muitos emprestavam ouros e dinheiro a amigos e familiares para ir de férias e apresentar-se como emigrante bem sucedido, hoje em dia parte dessa ostentação é feita a partir das redes sociais e videoclipes musicais. Afinal, djan bira fino.

Eu tenho acompanhado de perto os emigrantes/imigrantes da CPLP, com um especial interesse para os dos PALOP de que faço parte e com o foco na comunidade cabo-verdiana que pertenço.

Nesta perspectiva, vou começar a rubrica Kobamko 750Lx, uma espécie de "africanização" das iniciais dos centros comerciais Colombo e Babilónia, do Metro de Lisboa e Comboios CP da linha Sintra. O número 750 refere-se ao autocarro 750 da Carris e o Lx, é óbvio, é a abreviação de Lisboa. São lugares com mais imigrantes em Lisboa, sem margem para dúvidas. 

Kobamko 750Lx pretende ser umas "brónicas" (bocas e crónicas) hipérbole, internetês, caricatural, humorística e (quase) desmioladas típico das linguagens vida ku saúde, 'deus' no comando, TOP e nhas dimeus por direito. Não vão ser muito diferentes - que exagero! - das "letras" do Zé Espanhol e outras "letras" do funaná do Buraka mas conscientemente e vou esforçar para não ser iguais às "floribellices" de um Anselmo Ralph, um Zé Pedro 4  C4Pedro ou os Calema.

P.S. Para que as brónicas tenham um título mais "aceitável", passarão a designar-se O Pica das ruas. O Pica é um revisor dos meios de transporte e eu, ao contrário, farei observações e não passarei multas ao comportamento de ninguém.

Até à próxima paragem!

Sem comentários:

Enviar um comentário